sexta-feira, fevereiro 27, 2009

para verouvir (mesmo)... white noise...





imagens: ana saramago


... desta vez invertemos o processo... da música para as imagens... 3 temas... white noises... a ouvir um a um... dois a dois... ou os três ao mesmo tempo... a verouvir aqui

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

e... mais um espaço...

WeTune
porque a imagem e o som nunca andam sozinhos. um espaço para as estrelas que pouca gente observa
para ver aqui

quase lá...

composição... 58 garrafas de cerveja... 58 querubins louros, de calções (selecção da guiné...)... movimento 1: saltam caricas... de forma sequencial... uma por segundo... ao mesmo tempo... sequencialmente... cada um dos querubins... 5 segundos após fazer saltar a carica, dá o primeiro golo... o golo deve durar 5 segundos e dois segundos depois soltam um ahhhh enquando batem as asas, previamente preparadas com guizos... mantém o batimento das asas até ao ahhhh do 58º querubim... movimento 2: sequencialmente, abanam a garrafa, durante 20 segundos, com intervalos de 2 segundos... o líquido/espuma é libertado, à pressão, a uma distância de 2 metros, onde se encontram alguidares de cobre previamente preparados com esferas de aço inoxidável... através de choques eléctricos, 5 segundos após a chegada do líquido aos alguidares, carpas amestradas dão 15 voltas ao alguidar, no sentido dos ponteiros do relógio... movimento 4: sequencialmente (intervalos de 2 segundos) os querubins tiram os calções, dão 5 passos e mergulham nos alguidares... na sequência, voltam a bater as asas... esventram as carpas, com um prego enferrujado e raspam a espinha principal no rebordo dos alguidares, durante 30 segundos, enquanto mastigam e batem as asas... levantam-se... dão 15 voltas ao alguidar, no sentido contrário aos ponteiros do relógio... movimento 9: 58 sorrisos inocentes, em sequência (intervalos de 5 segundos), 580 escamas arco-íris nos caninos superiores e a captação sonora de 58 lâmpadas, previamente sabotadas... movimento último: o público participa no festim (a única indicação do autor: o improviso colectivo deve ser captado - imagem e som - e reproduzido simultaneamente, em loop, no local e noutros locais de culto... em cada local, grupos de agitadores de massas previamente preparados com banha de guarda-rios, gritarão palavras de ordem de natureza sexual).

domingo, fevereiro 22, 2009

instalação sonora para sexteto de colibris

A obra deverá ser instalada em plataformas flutuantes de metal oxidado, em estações de comboio abandonadas há pelo menos 27 anos…

Material: 6 colibris, previamente preparadas:
Colibri 1 – é retirada da família e condicionada (durante 17 anos) através do visionamento nocturno de documentários sobre espécies extintas…
Colibri 2 – sujeita ao método de psicanálise paranóica, é-lhe vedada qualquer possibilidade de apropriação, através do estabelecimento de relações sentimentais fictícias (técnica igualmente aplicada aos animais de estimação)…
Colibri 3 – educada para interpretar todo e qualquer comportamento animal a partir da teoria dos sonhos …
Colibri 4 – isolamento sentimental em recipientes apropriados…condicionada pelo visionamento contínuo de histórias de fadas e afins…
Colibri 5 – sujeita a uma liberdade absoluta, através da aplicação de técnicas libertinas e libertárias ao longo de 23 anos… é alimentada com libelinhas e cogumelos…
Colibri 6 – é alimentada com flores e maresia…


A peça tem a duração de 3 horas… não é sequencial, resulta da conjugação de seis sons contínuos:
Colibri 1 – através da aplicação de sensores no crânio, são-lhe amplificadas as ondas cerebrais da saudade… o movimento sonoro só consegue ser desligado com a retirada das sondas e o corte total da electricidade… por precaução deverá ficar instalada na plataforma superior, a 400 metros dos carris… o som é contínuo, com ligeiras alterações de intensidade…
Colibri 2 – a plataforma da colibri 2 deverá ser hermética, totalmente insonorizada… os gritos provocariam suicídios em massa – (ver massacre Barca de Alva 1987) – sensores nas paredes translúcidas da plataforma reagem às potentes ondas sonoras criando imagens mentais de campos de margaridas…
Colibri 3 – através da injecção de químicos, a pele emite paisagens impossíveis em função de cadeias de pensamento racional analisadas em loops automáticos…
Colibri 4 – a plataforma inclui um sétimo elemento (ver Teoria dos Números)… a colibri monta um unicórnio acéfalo… uma ventoinha projecta massas de ar sobre os dois corpos, que ressoam…
Colibri 5 – a colibri 5 projecta imagens psicadélicas através de telepatia de massas… deverá ser instalada na plataforma 2, a 350 metros dos carris… (ver orgia Panamá 1967)…
Colibri 6 – um vento perfumado elimina qualquer tipo de possibilidade de racionalização ou abstracção… deverá ficar colada ao maestro… a leveza (real) assim provocada potencia a criação contínua/automática de novas composições (ver Berlim, 1927/1974)…

sábado, fevereiro 21, 2009

para ouvir... em loop

imagem: pedro moura

... desconhecia... estou por agora a ouvir... acordei com a coisa... é lindo... a ouvir e ouvir e ouvir e ouvir e ouvir e ouvir... AQUI

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

the red krayola

deve ser...


... do sol...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009



imagem (jorge vieira)

terça-feira, fevereiro 17, 2009

improviso umdia destesjápassou



...na altura ainda (me) era um acto menos pensado... faz-se... faz-se...faz-se... (apesar de muito bem acompanhado...)... a coisa chegou ao fim... não havia mais nada... faz-se um improviso do zero... estávamos em évora... faz-me um improviso... ou dois... naalturaflutu ava acimad osprédios... agora não...

dodo das maurícias


segunda-feira, fevereiro 16, 2009

ouvir... residentes...


imagem: ana saramago
...a "naked records" editou ontem o disco "residentes"... construído a partir de um conjunto de impressões dos alunos do workshop RESIDENTES, de ana santos... um único tema, de 56 minutos, serviu de base para um improviso colectivo (dança), numa aula aberta, no estúdio ACCCA...
download AQUI

domingo, fevereiro 15, 2009

verdes anos...

verdes anos


... verdinhos...

sábado, fevereiro 14, 2009

14 de fevereiro



... verdes anos... :) ... e aranhas de marte, pelo peito...

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

mais...


There is a time to stop reading, there is a time to STOP trying to WRITE, there is a time to kick the whole bloated sensation of ART out on its whore-ass.”
Charles Bukowski

sol...


“Your mind will answer most questions if you learn to relax and wait for the answer.”
william burroughs

banda sonora

RESIDENTES


quinta-feira, fevereiro 12, 2009

coiso acorda (8h10)… não mapetece escrever… tocar … trabalhar… falar… construir… imaginar… beber… fumar… comer… não mapetece chuva… sofá… dormir… a rua… multidão… conduzir… representar… telefonar… não mapetece este bairro… discos… livros densos… segundos sentidos… interpretações… análises… séries de tv… internet… blog… myspace… coca-cola… guaraná… solidão… apetecem-me quatro horas de beijos… sorrisos… flutuar na realidade… sentir

SOUNDSCAPES... sonho


imagem: ana saramago
... esta saiu particularmente bem... gostava que vissemouvissem... AQUI... sonho... numa fase vigília absloluta... demasiada realidade ultimamente...

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

ninho cósmico







artwork: jorge vieira


o segundo disco está aí, desta vez pela "enough records"... o download pode ser feito em http://enoughrecords.scene.org/ (enrmp199)...


"enrmp199 - Jorge Nunes - Ninho Cósmico + Experimental ambient (with field recordings) album by Lisbon resident Jorge Nunes who also recently released at fellow portuguese netlabel XS Records and is more known for his work under the anakedlunch collective".



quinta-feira, fevereiro 05, 2009

soundscapes III - a noite... especiaria...

imagem: ana saramago
a terceira paisagem sonora... a passagem aérea de alcântara... pelos vistos condenada... passado... memórias... noite... especiarias...
a verouvir aqui

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

outras músicas (II) - Tiago Sousa, Western Lands

imagem: tiago sousa, the western lands (retirado de A Trompa)
... sem grandes comentários... um dos discos que mais gostei de ouvir em 2008... a partir de western lands, de burroughs... entranha-se a coisa...
download aqui

domingo, fevereiro 01, 2009

imagem: protecious